5 razões por que você precisa o poder de cura do toque humano

Duas amigas se abraçando e rindo

Em um mundo cheio de celulares, tablets, realidade virtual e uma conexão constante com a tecnologia, o poder de cura do toque humano pode soar como um conceito estranho.

Muitas vezes nos encontramos em uma sala cheia de entes queridos, no entanto, todo o mundo está sentado em silêncio, tão desconectados uns dos outros, como nos conectamos com a era digital. Você soa familiar? Desligue as suas redes sociais durante alguns minutos e continue a ler.

O que é o poder de cura do toque humano?

O toque humano se explica muito bem por si mesmo; é o ato de um ser humano de usar o toque como uma forma de explorar e comunicar-se no mundo que o rodeia.

Mulher praticando exercícios de respiração para lidar com o stress

Você também pode gostar

O estressado? Dêem uma oportunidade para os exercícios de respiração

Para o objetivo deste artigo, o toque humano refere-se ao contato físico entre as pessoas, quer abraçar, beijar, dar a mão, empurrar suavemente, fazer cócegas, acariciase, tocar, dar pancadinhas, etc.

A necessidade do contato humano começa na infância. De acordo com pesquisas compiladas na Revista de Pediatria e Saúde Infantil, quando entramos no mundo como bebês, o contato físico torna-se o nosso principal meio de estimulação e aprendizagem. Sem este, o nosso crescimento e desenvolvimento podem ser obliterados, e poderíamos sofrer as conseqüências, durante muito tempo, na idade adulta.

E os humanos não são as únicas criaturas que se desenvolvem através do poder do toque.

De fato, os negócios profissionais de dar abrazosestán aparecendo por todo o mundo, já que são considerados tão importantes para o nosso bem-estar!

Quando você pensa em fazer isso, não deve surpreender que desejamos o poder de cura do toque humano. Nossa pele é nosso maior órgão, e logo abaixo dela temos receptores de pressão com o propósito específico de analisar a pressão de toque e enviar um sinal para o cérebro. Estes receptores, chamados de corpúsculos de Meissner, corpúsculos de Pacini, os discos de Merkel e os corpúsculos de Ruffini, se comunicam diretamente com o nervo vago, uma parte do sistema nervoso que se sabe está envolvido com a compaixão.

Em poucas palavras, a sua pele é projetado para ser tocada.

O aspecto “cura” do toque humano

Além delcrecimiento e desenvolvimento, existe uma necessidade muito real do toque humano durante toda a vida, no entanto, os estigmas sociais, às vezes, nos impedem de iniciar o contato físico.

Sejamos realistas, não é considerado exatamente certo para tocar um estranho ao acaso, mesmo com algo aparentemente tão inocente como um tapinha nas costas para o saudar.

Por esta razão, muitas vezes, mantemos a nossa comunicação física para nós mesmos, e pouco a pouco nos esquecemos de que o contato físico tem o poder de fazer essas coisas incríveis:

Transmite emoções

Em essência, o poder de cura do toque humanoproviene de comunicação.

Pense em todas as coisas que você pode aprender sobre alguém através de um simples, mas confiante aperto de mãos. Como reagem as pessoas quando são tocadas? Estão tensas? O Receptivas? Você acha que o seu toque é bem-vindo?

O toque pode transmitir conforto; pode transmitir simpatia. Pense em todas as vezes que você abraça alguém que você estava realmente feliz de ver. E, para o bem ou para o mal, o contato físico pode até mesmo transmitir domínio, raiva ou agressividade. Desta forma, o toque pode ajudar a unir as pessoas, ou você pode mantê-las afastadas.

Alivia o estresse

Não é surpreendente que o poder curativo do toque tem um efeito direto sobre os níveis de estresse.

Quando você pensa em reconfortante que pode ser um abraço, ou o ato de alguém segurando a sua mão, faz sentido que há algo sobre o toque que nos ajuda quando nos sentimos estressados.

De acordo com estudos que estão levando a cabo o Touch Research Institute e da Universidade DePauw de Indiana, um toque reconfortante pode diminuir em um indivíduo, os níveis da hormona do stress, o cortisol, e aumentar a produção do corpo de um hormônio que nos faz sentir bem, a oxitocina. Este processo biológico tem mostrado ser uma promessa terapêutica para as pessoas com ansiedade, depressão, e aqueles que têm posições de trabalho de alto estresse.

Melhora a saúde

Outro benefício do toque humano vem na forma de melhores resultados do estado de nossa saúde.

Segundo indica uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, as mulheres que recebem mais abraços de um ser querido verificaram uma menor freqüência cardíaca e pressão arterial.

De fato, dados da Escola de Saúde Pública da Universidade da Califórnia indicam que um tapinha nas costas por parte de seu médico, acompanhada de contato visual, pode, potencialmente, melhorar a taxa de sobrevivência em pacientes com doenças complexas.

Aumente os seus rendimentos

Pode soar como um truque, mas o toque pode aumentar seus rendimentos, especialmente se você estiver em uma indústria que fornece serviços).

Os materiais da Universidade de Cornellmuestran que um toque amigável durante a comunicação com os clientes muitas vezes resulta em uma melhor dica para o indivíduo que presta o serviço. Na maioria dos casos, não tinha nada que ver com o ato do toque em sim.

De facto, muitos clientes nem sequer se lembraram de toque especificamente, simplesmente perceberam que se sentiam mais ligados à pessoa que o servia.

Melhora a dinâmica da equipa

Com tudo o que você aprendeu sobre o poder de cura do contato humano, não é de admirar que também afeta as pessoas a nível de grupo.

As pesquisas publicadas na Revista Internacional de Estudos de Ciências Sociais descobriram que o contato positivo entre companheiros de equipe e entrenadoresen o atletismo, leva a resultados de desempenho mais positivos tanto individual como a nível de equipamento.

O principal fator descobertas, estava relacionado com a forma como o toque positivo melhorou o bem-estar emocional de um atleta, fomentando sentimentos de aceitação, importância e confiança.

O outro lado do contato físico entre humanos

Apesar de maravilhoso que parece, o poder de cura do contato humano, é importante fazê-lo com discernimento e tato, especialmente quando se trata de estranhos, clientes, colegas de equipe ou pessoas em seu local de trabalho.

Você também pode gostar

São mais saudáveis que as pessoas felizes?

Nem todos se sentem confortáveis com o mesmo nível de contato físico, e quando o toque acontece sem aviso prévio ou consentimento, você pode ser ameaçador ou invasivo.

Lembre-se sempre de certificar-se de que as suas comunicações através do toque sejam claras, ou você pode desejar considerar-se evitar o contato por completo. Use suas palavras-primeiro, ao se comunicar com pessoas que você está conhecendo, e certifique-se sempre que qualquer contato físico agradável e discreto.

Apesar de que agora vivemos em um mundo onde as pessoas se sentem mais confortáveis comunicando-se através da tecnologia que através do toque humano e a interação, mesmo assim, a maioria continua a estar de acordo que: todos nós podemos desfrutar de um bom abraço de vez em quando!

5 razões por que você precisa o poder de cura do toque humano
Rate this post